Xamã Guardião do Fogo Cerimônia Transformacional
Durante séculos, povos indígenas de várias culturas usaram fogo e fumaça como veículo e símbolo para seus pensamentos e orações. Eles acreditam que a fumaça conduz suas orações ao Grande Espírito ou ser superior.
Os rituais de xamanismo de queima ainda são usados hoje como um meio de abandonar o passado e livrar a consciência de memórias e condições indesejadas. Isso ajuda a abrir espaço para novos começos positivos.
Xamã
Em muitos dos livros e ensaios agora clássicos, o termo xamã pode significar “Aquele que vê no escuro”, “Operário de milagres” ou “Aquele que sabe”. Outras interpretações são “Aquele que pode voar”, “Mensageiro entre os mundos” e “Um homem ou uma mulher sábios”. A definição varia dependendo da tribo, culturas e gêneros. Também pode descrever as habilidades do xamã - por exemplo, a capacidade de falar com o espírito, realizar curas, liderar cerimônias e rituais ou fornecer consultoria espiritual e psicológica. Não há uma tradução exata, pois não há uma definição precisa do que um xamã é ou faz.
Embora um xamã tenha muitos papéis em sua comunidade - professor, curador e ponte entre os mundos visíveis e invisíveis - sua tarefa central é ser responsável pelo bem-estar físico, mental e espiritual de sua comunidade.
se gosta desse tema já deixe seu like e se insreva em nosso canal se ainda não é inscrito para sempre receber recomendações de nossos vídeos quando forem lançados!
Guardião da FogueiraDe acordo com essa definição, o xamã é responsável por manter o fogo sagrado, as brasas acesas na fogueira, se quiser, da vida de sua comunidade. Literalmente e simbolicamente, vemos o Fogo como um símbolo da fonte da vida. O fogo é o principal elemento que traz calor, energia e paixão e proporciona sobrevivência ou destruição para a comunidade. É ao redor do fogo sagrado, nas noites escuras, que a comunidade se reúne para ouvir as histórias de seus ancestrais, ouvir mitos, cantar canções, celebrar sua união e planejar o futuro.
Como guardião do fogo, o xamã tem um papel amplo e vital como mantenedor da comunidade. Podemos dizer que um xamã precisa da comunidade tanto quanto a comunidade precisa dele. Coloca a comunidade no centro de qualquer vida individual. O xamanismo não é sobre os poderes de alguém; é sobre a força da comunidade.
Hoje estamos desfrutando de um renascimento das práticas xamânicas precisamente por causa da destruição da unidade familiar e da alta mobilidade das pessoas que desejam fazer parte de uma comunidade solidária e baseada no coração.
Oração Xamânica
Etapa 1: crie e prepare seu espaço de cerimônia para a oração,
A primeira coisa que você quer fazer em preparação para sua cerimônia é encontrar um espaço sagrado. Esta pode ser a sua sala de estar, quarto ou mesmo ao ar livre sob as estrelas perto de uma fogueira. Escolha um espaço onde você se sinta confortável. Diminua as luzes ou use a luz de velas se estiver dentro de casa.
Etapa 2: equilibre seu espaço
Você quer encontrar um equilíbrio que funcione para você. O objetivo é sentir-se aterrado e calmo. Para conseguir isso, tente adicionar cristais ou usar óleos essenciais.
Os cristais têm uma capacidade inata de direcionar energia e redefinir sua mente. Alguns ótimos para usar incluem:
Amazonita – Muitas vezes referida como a Pedra da Esperança ou da Coragem, esta pedra azul-esverdeada ajuda a trazer esperança e sucesso para novos começos.
Cianita Negra – Possuindo as mesmas propriedades curativas que sua contraparte azul (corta os medos e incentiva a comunicação honesta), a cianita preta também ajuda a mantê-lo ancorado e a afastar a energia negativa.
Quartzo claro – Uma das pedras mais versáteis, o quartzo claro ajuda a eliminar a negatividade e fornece força e clareza.
Junto com os cristais, os óleos essenciais também oferecem conforto e orientação. Experimente os seguintes óleos essenciais para ajudar no seu processo de cura e no novo começo espiritual:
Óleos de resina – Olíbano e mirra são curadores fantásticos. Se você se sente espancado – física e/ou mentalmente – esses óleos de resina ajudam a curar feridas enquanto promovem a consciência espiritual.
Óleos de folhas – Isso inclui eucalipto, hortelã-pimenta e hortelã são ótimos para respirar uma nova vida. Eles ajudam a liberar emoções remanescentes que podem estar prendendo você.
Óleos de raiz – Assim como as raízes de uma planta a ancoram no solo, os óleos de raiz, incluindo gengibre, cedro e cipreste, ajudam a centralizar seu Qi, movendo a energia pelo corpo e oferecendo estabilidade e sabedoria.
Etapa 3: anote o que você deseja lançar
Em pequenos pedaços de papel, anote as coisas que você quer deixar de lado. Você deve sentir uma carga emocional assim que a caneta tocar o papel. Você pode entrar em detalhes sobre os itens que está abandonando ou apenas listar uma ou duas palavras. Essas palavras representam as velhas feridas, padrões insalubres e negatividade das quais você está livrando sua mente e seu corpo.
Passo 4: Respire fundo e prepare sua mente
Leia cada palavra ou descrição uma última vez. Esvazie sua mente e abra seu coração. Deixe as emoções fluírem enquanto você se prepara para liberá-las.
Passo 5: Acenda cada papel um por um
Usando um isqueiro, vela ou chama aberta, acenda o canto de cada papel um de cada vez e coloque-o em uma tigela à prova de fogo ou fogueira. Ao incendiar cada papel, diga em voz alta “Eu escolho liberá-lo agora”. Imagine que a fumaça está carregando seus pensamentos indesejados liberando você deles.
Passo 6: Feche os olhos e reflita
Depois que todos os papéis e pensamentos forem queimados, feche os olhos e medite por um momento. Concentre-se no que você aprendeu e aceite o encerramento à medida que seu passado é limpo.
Agora você está pronto para começar a permitir novas experiências positivas e gratificantes em sua vida sem ser afetado pela negatividade do passado. Você está pronto para começar um novo ano com intenções claras e possibilidades infinitas.
Para concluir sua cerimônia, oferecemos-lhe esta oração.
Oração do Sol Hopi,
Você que é a fonte de todo poder,
Seus raios iluminam o mundo inteiro,
Iluminai também nossos corações,
Então nós também podemos fazer o seu trabalho.
mitakuye oyasin.
Meditação Ativa Maheo`o, Cerimônia Transformacional do Fogo
A cerimônia do fogo é uma prática chave do Maheo`o. Trazer a luz e o calor do fogo germinam as sementes (ou descarregam as energias) que foram transmitidas ao Campo de Energia Luminosa.
1. Crie o Espaço Sagrado
Prepare um lugar calmo e tranquilo - abra o Espaço Sagrado chamando as quatro direções, a terra e os céus. (Oração está no final desse atigo: Oração pela Criação do Espaço Sagrado do Maheo`o).
Prepare-se para fazer o trabalho sagrado - respire fundo algumas vezes para liberar o mundo cotidiano e cair na vibração do sagrado.
2. Abra o Espaço Sagrado Pessoal (Wirra Cocha)
Seu espaço pessoal sagrado é ocupado pela abertura do Wirra Cocha, o oitavo chakra . Está localizado alguns centímetros acima da cabeça. Expandimos este chakra sobre nosso próprio corpo e o colocamos sobre a pessoa a quem estamos dando os ritos, ou sobre o fogo quando estamos germinando e nutrindo os ritos. Para abrir seu próprio espaço sagrado:
∙ Conscientize sua intenção.
∙ Coloque suas mãos em posição de oração na frente de seu coração.
∙ Levante as mãos até que estejam alguns centímetros diretamente acima da cabeça, no espaço do 8ºchakra .
∙ Sinta a energia deste chakra, conectando-se diretamente à sua alma.
∙ Expanda esta energia do 8ºchakra ao seu redor, separando suas mãos e colocando sua energia ao seu redor. Envolva completamente seu próprio corpo.
3. Germine as Sementes
∙ Acenda o fogo - você pode optar por acender uma vela, um grupo de velas ou uma fogueira ao ar livre.
∙ Expanda a energia do seu oitavo chakra para abranger a(s) vela(s) ou a fogueira.
∙ Entre na vibração do rito que você recebeu com sua intenção. ∙ Olhando para o fogo com um olhar suave, use as mãos para atrair a energia da chama para o seu corpo. Atraia a energia do fogo para o seu coração, seus chacras ou qualquer área do corpo que esteja associada ao rito com o qual você está trabalhando.
∙ Faça uma pausa por um momento e permita que a luz e o calor do fogo penetrem em seu ser. Convide o espírito a germinar as sementes para liberar seu poder e beleza. Passe o tempo que lhe parecer apropriado.
4. Fechamento
∙ Feche o espaço sagrado pessoal recolhendo sua Wirra Cocha desdo Chacras dos Pés, até o oitavo chakra . Pode parecer como levantar e reunir uma cortina fina.
∙ Coloque as mãos em posição de oração na frente do coração e ofereça um “obrigado” aos iluminados.
∙ Apague o fogo se estiver trabalhando com vela, ou deixe a fogueira queimar naturalmente.
Oração pela Criação do Espaço Sagrado do Maheo`o
Sul
Aos ventos do Sul, Grande Serpente,
Enrole suas espirais de luz ao nosso redor,
Ensine-nos a abandonar o passado como você derramou sua pele,
A caminhar suavemente sobre a Terra.
Ensine-nos o Caminho da Beleza.
Oeste
Aos ventos do Oeste, Mãe Jaguar,
Proteja nosso espaço medicinal.
Ensina-nos o caminho da paz, para viver impecavelmente
Mostra-nos o caminho para além da morte.
Norte
Aos ventos do Norte, Beija-flor, Avós e Avôs, Anciões Venha aquecer suas mãos em nossas fogueiras
Sussurre para nós no vento
Nós honramos você que veio antes de nós,
E você que virá depois de nós, filhos de nossos filhos .
Leste
Aos ventos do Leste, Grande Águia, Condor,
Venha até nós do lugar do Sol nascente.
Mantenha-nos sob sua asa.
Mostre-nos as montanhas com as quais apenas ousamos sonhar.
Ensina-nos a voar de asa em asa com o Grande Espírito.
Mãe Terra
Nós nos reunimos para a cura de todos os seus filhos.
O Povo de Pedra, o Povo das Plantas,
Os de quatro patas, os de duas patas, os rastejadores assustadores,
Os de barbatanas, os peludos e os alados.
Todas as nossas relações.
Pai Sol
Pai Sol, Avó Lua, para as Nações Estelares.
Grande Espírito, você que é conhecido por mil nomes,
E você que é o Inominável.
Obrigado por nos unir e nos permitir cantar a Canção da Vida.
Assim falei, (diga seu nome)
Adriana Ferreira,
Aho!
Comentários
Postar um comentário